Quer sejam juntas metálicas multicamadas, juntas de metal elastômero ou juntas de metal e material soft – a Elring disponibiliza todos os tipos de construções adaptados às respectivas necessidades do motor.
No aperfeiçoamento técnico de motores, as juntas do cabeçote têm um papel fundamental, especialmente em motores a diesel com injeção direta e motores a gasolina e flex de alto rendimento. Durante todo o processo de desenvolvimento, a ElringKlinger tem sempre em vista o sistema global do motor. Anualmente são produzidas aproximadamente 45.000.000 juntas de cabeçote. Para cada conceito de motor disponibilizamos o sistema de vedação apropriado e, para isso, um serviço de engenharia que acelera de modo eficiente os desenvolvimentos – desde a idéia até alcançar a maturidade para a produção em série.
Requisitos para juntas de cabeçotes:
- Vedação de gás, água e óleo
- Deformável, sem reaperto pouca deformação
- Resistente contra influências químicas (gás de combustão, lubrificante/refrigerante)
- Projetos de motores com peso otimizado ajuda a diminuir o consumo de combustível e as emissões, resultando em motores diesel com altas taxas de pressão de ignição
- Redução da rigidez dos componentes através de ligas leves e espessura reduzida das paredes fundidas
Montagem correta da junta do cabeçote.

Juntas do cabeçote Tudo para uma vedação segura. [pdf]
Idioma:
Tipo de mídias: Brochuras e folhetos
Fabricante: Ford, Freightliner, Honda, Hyundai, IHC, Iveco, Jeep, Kia, Lada, Lancia, Land Rover, MAN, Mazda, Mercedes-Benz, Mini, Mitsubishi, Nissan, Opel, Peugeot, Porsche, RVI, Renault, Rover, Saab, Scania, Seat, Smart, Ssangyong, Subaru, Suzuki, Toyota, Vauxhall, Volkswagen, Volvo, Škoda, Alfa Romeo, Audi, BMW, Citroën, DAF, Dacia, Daewoo, Daihatsu, Deutz, Ducati, Fiat
Grupo de produtos: Juntas do cabeçote

Detroit Diesel DD15® Mercedes-Benz OM 472 [pdf]
Idioma:
Tipo de mídias: Brochuras e folhetos
Fabricante: Mercedes-Benz
Grupo de produtos: Parafusos de cabeçote, Gamas de juntas, Jogos de juntas, Anéis de vedação do eixo radial, Materiais de vedação, Juntas especiais, Peças normalizadas, Produções especiais, Juntas do cabeçote
Antes de mais nada, não – você encontra todas as etapas que devem ser seguidas no TSI ou nos filmes de montagem na Biblioteca. A principal diferença do FW para as juntas com camada de metal (MLS) está na exigência de qualidade de superfície dos componentes. Tanto a rugosidade da superfície como a topografia devem ser mais precisas e exatas. Acredita-se que a qualidade necessária somente pode ser obtida pela maquinação.
A variante de junta revestida com a chapa de aço preta com camada de proteção adicional (Shim) corresponde à melhor sequência de reparo. O Shim deve ser montado entre a junta e o cabeçote. Nesse veículo, devem ser seguidas diversas etapas, porque este é um reparo complicado. Você encontra no TSI algumas informações sobre este assunto.
Existem fabricantes que permitem a reutilização, mesmo dos modernos parafusos de expansão. Para isso, a expansão deve ser medida e, se for o caso, devem ser obedecidas especificações modificadas de aperto. Como nos parafusos modernos a estrutura do parafuso muda com a expansão e a rosca fica parcialmente ampliada, recomendamos utilizar novos parafusos que sejam projetados para as nossas instruções de montagem.